Não dá, em poucas linhas, para traçar o desenho principal da ecologia mental, coisa que fizemos em inúmeras obras e vídeos. O primeiro passo é assumir o legado dos astronautas que viram a Terra de fora da Terra e se deram conta de que Terra e humanidade formam uma entidade única e inseparável e que ela é parcela de um todo cósmico. O segundo é saber que somos Terra que sente, pensa e ama, por isso homo (homem e mulher) vem de humus (terra fecunda).
O terceiro, da nossa missão no conjunto dos seres, é de sermos os guardiães e os responsáveis pelo destino feliz ou trágico desta Terra. O quarto é que, junto com o capital natural que garante nosso bem-estar material, deve vir o capital espiritual que assegura aqueles valores sem os quais não vivemos humanamente, como a boa vontade, a cooperação, a compaixão, a tolerância, a justa medida, a contenção do desejo, o cuidado essencial e o amor.Estes são alguns dos eixos que sustentam um novo ensaio civilizatório, amigo da vida, da natureza e da Terra. Ou aprendemos estas coisas pelo convencimento ou pelo padecimento. Este é o caminho que a história nos ensina.
Trecho de um texto de Leonardo Boff em apoio ao Partido Verde
lboff@leonardoboff.com
É inspirada nas sábias palavras de Leonardo Boff e com base nos 43 pontos que norteiam os principios do Partido Verde, que venho procurando ouvir pessoas de vários seguimentos para a elaboração das propostas a seguir. ( A sua colaboração com sugestões é fundamental para a elaboração da plataforma que irá nortear o meu mandato)
PROPOSTAS PARA O MANDATO DE KATIA MARTINS NAS ÁREAS DE :
-MULHERES
-MEIO AMBIENTE
-SEGURANÇA
-MORADIA
-CRECHES
-COOPERATIVISMO E GERAÇÃO DE RENDA

